Aprenda como diminuir a poluição de carros e ajudar o meio ambiente

13 de Março de 2018

Você sabia que os automóveis são um dos principais poluidores do meio ambiente? Só no Brasil, os carros são responsáveis por cerca de 90% da emissão de gases poluentes nas grandes cidades.

Se você gosta de dirigir, mas também se preocupa com o meio ambiente, é preciso tomar certas medidas para diminuir a poluição de carros. Afinal, quanto mais combustível for queimado para movimentar seu veículo, maior será a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

Atualmente, existem diversas formas de contribuir para a redução desses gases poluentes. Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar!

1. Dirija menos

Se os automóveis são os grandes responsáveis pela poluição das cidades, a melhor forma de contornar essa situação é usando eles menos.

diminuir a poluição de carros congestionamento

Pegar um ônibus para ir ao trabalho, usar o metrô ou fazer uma caminhada são alternativas que ajudam o meio ambiente, além de evitar o desgaste do seu carro e poupar combustível.

Caso você não queira abrir mão do seu conforto, então ofereça e aceite carona dos colegas e amigos que também usam seus carros para ir trabalhar. Afinal, é um desperdício usar um veículo com 5 lugares só para uma pessoa!

2. Saiba escolher seu carro

Hoje em dia, existem diversas tecnologias que ajudam a diminuir a poluição de carros modernos. Não é à toa que os modelos híbridos — que associam um motor elétrico a um de baixa cilindrada — estão em alta.

Se você pensa em comprar um automóvel, pesquise antes para adquirir um que seja amigável ao meio ambiente.

3. Coloque a manutenção em dia

Com o passar do tempo, as peças dos carros vão se desgastando e, com isso, o consumo de combustível aumenta. Consequentemente, a emissão de gases poluentes também sobe.

Para evitar que isso aconteça, é essencial estar em dia com a manutenção do veículo. Isso inclui a troca de óleo, filtros e velas e a manutenção dos pneus, que devem estar sempre calibrados e em bom estado.

4. Economize combustível

Como já falamos, a poluição gerada pelos carros vem da queima do combustível. Logo, ao usar métodos para economizar no consumo do veículo, você também vai contribuir para um ar mais limpo.

Além das práticas mencionadas no tópico anterior, andar com o ar-condicionado desligado, não exagerar na aceleração, diminuir o peso e eliminar qualquer outro elemento que sobrecarregue o motor são métodos básicos de economizar combustível.

economizar combustível do carro

Para ajudar, existem aplicativos para manutenção do carro que também contribuem para controlar o consumo do veículo.

5. Abasteça em postos confiáveis

Você já deve ter ouvido falar em muitos casos de combustível adulterado oferecido por postos. Essa é uma prática criminosa que, infelizmente, ainda é recorrente no país.

Evite abastecer em estabelecimentos suspeitos, pois, além de danificar o motor do carro, os combustíveis adulterados também são muito mais poluentes. Opte, portanto, por frequentar apenas os postos que são de sua confiança.

6. Aposte no etanol

Vale lembrar aqui que a escolha do combustível também é muito importante. Entre o álcool e a gasolina, é preferível o primeiro, pois sua queima emite uma quantidade menor de poluentes por quilômetro rodado.

Além disso, como o etanol é obtido a partir da cana-de-açúcar, ele é mais ecológico, pois os canaviais também ajudam a reduzir a quantidade de gás carbônico na atmosfera a partir da fotossíntese.

Para ajudar a diminuir a poluição de carros, diversas montadoras investem em tecnologias avançadas que, no futuro, vão ajudar bastante. A pesquisa de formas alternativas de combustível também está ganhando cada vez mais espaço no meio automobilístico. Mas, enquanto você não pode contar com nenhuma dessas opções, aproveite para fazer sua parte e evitar a degradação do meio ambiente!

Gostou das nossas dicas? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de muitos outros conteúdos como este!

Surf Music, Folk e Rock estão sempre rolando no meu headphone. Curto livros tanto quanto conhecer novas pessoas e aprender com suas particularidades. Meus finais de semana costumam ter bares e reflexões no papel. E se rolar algum programa com natureza ou em alguma cidade histórica, me chama que tô dentro.

Materiais gratuitos para download

Ler também: