Cuidados com o carro: o que fazer depois de comprar o veículo?

26 de junho de 2017

Agora que você conseguiu comprar seu veículo, uma das primeiras coisas que precisa fazer é pensar nos cuidados com o carro para evitar futuros problemas.

O que devo fazer primeiro? Como faço para proteger o meu carro? Preciso fazer a revisão do seminovo ou usado? E quais as necessidades que um 0 km possui após a compra? Tire agora mesmo as dúvidas que você tem sobre os primeiros cuidados com o carro. Boa leitura!

Carros usados

mecânico manutenção cuidados com o carro

Para muitos, comprar um carro usado vale muito mais a pena do que investir em um 0 km. Se este é o seu caso, confira algumas dicas do que fazer com um carro com mais de três anos de uso:

  • Por mais que você tenha pesquisado muito bem sobre o veículo usado, é sempre recomendado levá-lo até uma oficina de sua confiança para fazer uma revisão. É importante que você faça isso antes de concluir a compra, já que apenas um mecânico qualificado poderá achar os problemas que ficam escondidos no carro, além de detectar todas as possíveis necessidades.
  • Dependendo das condições do veículo e de quando foi sua última revisão, fazer a troca de algumas peças — como a correia dentada, filtros, pastilhas e fluidos de freio — e conferir as condições dos pneus também podem prevenir dores de cabeça.
  • Você deverá fazer a transferência do veículo em até 30 dias depois de ter efetuado a compra. Para isso, tenha em mão o certificado de compra e venda assinado e com firma reconhecida em cartório.

Carros Seminovos

Assim como o carro usado, o seminovo tem um grande mercado de compra. Isso porque são carros menos usados (geralmente com até três anos de uso) e com menos de 20 mil quilômetros rodados por ano. Confira alguns cuidados com os carros seminovos:

  • Assim como recomendado ao comprar um carro usado, vale a pena levar um mecânico de confiança para dar uma minuciosa olhada na parte mecânica para não ter imprevistos mais à frente. Somente um check-up detalhado é capaz de apontar desgastes, falhas ou necessidade de ajustes em partes importantes do veículo.

Em uma revisão são avaliados diversos itens, como:

  • fluido, discos e pastilhas de freios;
  • amortecedores;
  • alinhamento e balanceamento;
  • filtros de ar, óleo e combustível;
  • correia dentada;
  • velas de ignição.

Não se esqueça de também solicitar uma avaliação dos pneus, estepe e itens de segurança obrigatórios como macaco, chave de roda e triângulo.

  • Aproveite para ler o manual do proprietário e ter certeza de que foram feitas todas as vistorias necessárias no carro de acordo com a sua quilometragem.
  • Da mesma forma que o usado, a transferência do veículo seminovo também deve ser feita em até 30 dias.

Primeiros cuidados com o carro 0 km

Comprar um carro novo é um sonho realizado para muitas pessoas, tanto que algumas acabam esquecendo das obrigações que têm. Confira os primeiros passos que você deve fazer após a compra do carro 0 km:

  1. O primeiro cuidado é ir até uma unidade do Detran (Departamento de Trânsito) para fazer a vistoria veicular e retirar o decalque — adesivo de identificação do veículo. Esse procedimento também pode ser feito em um despachante credenciado do departamento.
  2. Após feita a vistoria e o decalque, será necessário pagar o emplacamento do veículo. Basta se dirigir a qualquer banco credenciado do Detran — Banco do Brasil, Sicredi ou Bancoob —, fazer o pagamento da taxa e depois retornar ao departamento com o comprovante para prosseguir para o próximo passo.
  3. Você terá 15 dias para retirar no Detran, com o Danfe e a nota fiscal eletrônica da compra, o CRV (Certificado de Registro de Veículos) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos). Munido desses certificados, já será possível colocar o lacre de identificação e as placas no veículo.

Garanta a segurança do veículo

segurança do carro cuidados com o carro

Infelizmente, todos os proprietários de veículos estão sujeitos a furtos e roubos, sendo, inclusive, bastante comum ocorrer esse tipo de situação com os veículos ainda sem proteção. Por isso, antes mesmo de colocar o seu veículo na rua— seja ele usado, seminovo ou 0 km —, é muito importante garantir a segurança dele.

Atualmente, existem várias opções, e uma delas é a contratação de planos de garantia veicular. Eles asseguram que seu carro estará protegido contra roubos e furtos, além de terem opções de assistência 24 horas e serviços de rastreamento.

As garantias são uma ótima opção por se tratar de serviços de qualidade por um valor mais em conta do que os seguros convencionais.

Esses são alguns dos primeiros cuidados com o carro que você deve ter. Não se esqueça de que é importante conhecer bem o veículo e seu funcionamento, além de levá-lo periodicamente para revisão. Para receber mais dicas sobre cuidados com o carro e assuntos relacionados, siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, TwitterInstagram e YouTube.

controle-gastos-com-carro-planilha

Surf Music, Folk e Rock estão sempre rolando no meu headphone. Curto livros tanto quanto conhecer novas pessoas e aprender com suas particularidades. Meus finais de semana costumam ter bares e reflexões no papel. E se rolar algum programa com natureza ou em alguma cidade histórica, me chama que tô dentro.

Materiais gratuitos para download

Ler também: