6 dicas de como economizar seu dinheiro no dia a dia

29 de junho de 2017

Organizar as finanças pessoais é um desafio que exige muita disciplina, afinal, não é fácil pagar todas as contas e ainda economizar dinheiro no final do mês. Entretanto, pequenas mudanças de hábitos podem fazer toda a diferença para que você guarde recursos e realize sonhos maiores lá na frente.

Pensando em lhe ajudar nessa difícil missão, preparamos este post com seis dicas valiosas para você repensar como está empregando sua renda e o que você pode mudar para fazer com que o seu dinheiro sobre! Confira!

1. Use o cartão de crédito com cuidado e sabedoria

usar cartão de crédito economizar dinheiro

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento preferido dos brasileiros. Não é para menos: os pagamentos com cartão são mais práticos e oferecem diversas vantagens, como o parcelamento sem juros e o acúmulo de pontos que podem ser trocados por benefícios.

Apesar dessas facilidades, é preciso atenção para não cair em uma armadilha. Muitas pessoas consideram o cartão de crédito como uma extensão da renda e acabam gastando o que não têm. Por isso, antes de usar esse meio de pagamento, analise cuidadosamente se as parcelas não vão comprometer o seu orçamento e se o gasto é realmente necessário.

2. Elimine gastos supérfluos

Quem nunca gastou dinheiro com futilidades que atire a primeira pedra! Somos incentivados a consumir itens desnecessários o tempo inteiro. Já reparou nas gôndolas dos supermercados ou na disposição dos itens nas vitrines dos shoppings? Tudo é organizado para que compremos sempre mais.

É preciso resistir às tentações do consumismo para economizar dinheiro e realizar o sonho da casa própria, do carro novo ou da viagem ao exterior, por exemplo. Assim, sempre que for gastar com alguma coisa da qual você não precisa, lembre-se de que cada centavo despendido fará com que você fique mais longe de alcançar os seus sonhos!

3. Troque os seus planos de serviços por opções mais baratas

Os planos de internet, TV a cabo, telefone fixo e celular representam gastos fixos mensais consideráveis. Para economizar dinheiro, busque adequar o pacote de serviços às suas necessidades mensais. Se você não faz muitas ligações, há diversos serviços online gratuitos — como o WhatsApp e o Skype — que substituem a necessidade de pagar por um plano de telefone.

Se você precisa desses serviços com certa frequência, outra opção é entrar em contato com as operadoras e barganhar descontos. Com uma dose de paciência e persistência é quase certo que você consiga uma redução interessante do valor de sua conta!

4. Opte por programas em casa

programas em casa economizar dinheiro

Sabe aquele barzinho com os amigos na sexta-feira ou os almoços na rua com o pessoal do trabalho? Se você quer começar a guardar dinheiro, é preciso diminuir esses programas. Comer e beber fora é muito caro quando comparamos com a compra desses mesmos itens nos supermercados.

Claro que sair de vez em quando é importante, mas evite fazer disso um hábito e considere aproveitar as promoções para fazer refeições e happy hours incríveis em casa!

5. Vá ao supermercado com uma listinha

Levar uma listinha ao fazer supermercado pode te ajudar muito a economizar dinheiro, já que você realmente vai comprar somente aquilo que é necessário. Bom, isso se você cumprir a lista à risca, obviamente!

Outra dica de ouro: evite fazer compras com fome. Quando vamos ao supermercado de barriga vazia, as chances de encher o carrinho com besteiras são enormes.

6. Faça uma planilha de todos os seus gastos

Um dos passos mais importantes para economizar dinheiro é ter total controle de suas finanças e saber exatamente para onde seus recursos estão indo todos os meses. Caso essa organização não seja feita, será muito provável que você gaste mais do que pode e faça dívidas.

A planilha de suas finanças pode ser feita manualmente em um bloco de anotações ou por meio de aplicativos de celular que separam as despesas em categorias e lhe dão uma ideia sobre em que você gasta mais dinheiro.

Economizar dinheiro não é um bicho de sete cabeças como a maioria das pessoas imagina! Basta dar um primeiro passo para que esse hábito fique cada vez mais natural e você perceba que guardar é muito importante para conquistar alguns de seus sonhos!

Agora que você já sabe como economizar dinheiro no dia a dia, baixe nosso infográfico gratuito e confira as melhores práticas para manter uma vida financeira saudável 😉

banner para baixar vida financeira saudável - infográfico

Surf Music, Folk e Rock estão sempre rolando no meu headphone. Curto livros tanto quanto conhecer novas pessoas e aprender com suas particularidades. Meus finais de semana costumam ter bares e reflexões no papel. E se rolar algum programa com natureza ou em alguma cidade histórica, me chama que tô dentro.

Materiais gratuitos para download

Ler também: