6 dicas essenciais de limpeza de carro

23 de junho de 2017

Quem não gosta de rodar com o carro limpo e bem cuidado? Se você não liga pra isso, é bom começar a pensar a respeito: além da questão estética e de higiene, manter o carro conservado ajuda a valorizar ainda mais o seu bem.     

Algumas pessoas até têm bastante cuidado com seus automóveis, mas acabam usando técnicas e produtos inapropriados na hora de limpá-los, que podem causar alguns sérios problemas a longo prazo.

Neste post, vamos trazer 6 dicas essenciais de limpeza de carro, para deixar o seu sempre impecável! Confira agora:

1. Prepare o terreno e as ferramentas antes de dar aquele trato no seu carro

Muitas pessoas utilizam itens de limpeza, como sabão em pó ou detergente, para limpar a parte externa do carro. E o resultado disso é o risco de danificar a pintura do veículo.

Basta uma rápida passada no supermercado para encontrar diversas prateleiras de ótimos produtos desenvolvidos especialmente para linha automotiva.

Outra dica bem bacana é você organizar, no mesmo lugar, tudo o que vai precisar durante a limpeza. Balde, luvas para lavar carros, panos ou toalhas de microfibra, enfim, reúna todos os itens para facilitar e otimizar o seu trabalho.

2. Use água e shampoo na lataria

use água e shampoo na lataria do seu carro limpeza de carro

Na hora de cuidar da parte externa do carro, não precisa inventar moda! O melhor a se fazer, para conservar a pintura e mantê-la sempre brilhando, é utilizar somente água e um bom shampoo automotivo.

Também é importante lavar o carro na sombra, já que o sol pode fazer com que a espuma do sabão seque mais rápido do que o normal, causando manchas na lataria.

Na hora de lavar, use esponjas diferentes para as partes de baixo e de cima da lataria. Isso porque a parte inferior do carro acumula uma sujeira mais grossa, que pode grudar na esponja e arranhar o restante da pintura.

Para secar, utilize um pano mais usado, que não solte pelos e não tenha nenhum tipo de gordura acumulada.

A cada seis meses, aplique cera automotiva para renovar o brilho da pintura.

3. Use um bom aspirador de pó para o interior

Antes de aspirar o carpete e os bancos, utilize uma escova com cerdas macias, para soltar a sujeira e facilitar o trabalho do aspirador de pó.

A junção entre o encosto e o assento do banco é um local de difícil acesso, mas que acumula muita sujeira. A dica, nesse caso, é reclinar os bancos dianteiros ao máximo para poder aspirar o local.

Nos bancos traseiros e no vão livre entre os assentos e as portas, utilize uma ponteira mais fina no bico do aspirador de pó.

Não se esqueça dos tapetes. Se forem de borracha, um pouco de água, detergente neutro e uma escova dão conta do serviço. Se forem de carpete, o mais indicado é usar apenas um aspirador de pó e um pano úmido. Importante: os tapetes devem ser limpos fora do interior do veículo.

4. Cuide dos seus pneus

como deixar os pneus do seu carro brilhando limpeza de carro

Cuidado com misturas milagrosas para utilizar nos pneus! Existem produtos que ressecam a borracha e podem diminuir sua vida útil.

Procure um produto que não seja à base de álcool, pois essa substância é mais agressiva para a borracha do pneu e pode acabar prejudicando a segurança do seu carro.

Antes de aplicar o produto escolhido, limpe bem a banda do pneu e, depois que ela secar, espalhe o líquido com a ajuda de uma esponja macia e úmida.

5. Evite vidros embaçados

O limpa-vidros automotivo possui uma função antiembaçante que pode te ajudar muito em dias de chuva.

Além de aplicar o produto na parte interna do vidro, faça o mesmo na parte de fora também. O vidro dianteiro costuma acumular o óleo que é levantado pelos carros e, com isso, o trabalho dos limpadores de para-brisas acaba sendo um pouco mais difícil.

Por falar nos limpadores, utilize um pano úmido ou mesmo uma estopa para limpar a borracha das palhetas, retirando o excesso de sujeira. Não use nenhum produto, principalmente aqueles à base de óleo ou silicone, para evitar que essas substâncias acabem embaçando o vidro do painel.

6. Se atente aos detalhes

Confira 3 lugares do seu carro que você deveria limpar (e provavelmente não limpa).

  • Palhetas do para-brisa: as palhetas do para-brisa costumam ser um dos itens mais esquecidos pelos motoristas. Use um pano úmido na borracha do limpador para tirar o excesso de sujeira acumulada no dia a dia.
  • Borracha de vedação: as borrachas de vedação são aquelas que ficam na porta do carro. Pegue um pano úmido e faça a limpeza no local para manter a eficácia da borracha.
  • Entre os bancos: se você prestar atenção, os vãos que existem entre os bancos acumulam muita poeira e até sobras de alimentos. Para resolver esse problema, basta aspirar esses locais.

Gostou dessas dicas para limpeza de carro? Pois é, elas serão muito úteis para você deixar o seu veículo com a cara de um 0km!

Aproveite e compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

Surf Music, Folk e Rock estão sempre rolando no meu headphone. Curto livros tanto quanto conhecer novas pessoas e aprender com suas particularidades. Meus finais de semana costumam ter bares e reflexões no papel. E se rolar algum programa com natureza ou em alguma cidade histórica, me chama que tô dentro.

Materiais gratuitos para download

Ler também: