5 dicas para manter o financiamento veicular em dia

30 de junho de 2017

O carro é o bem mais fortemente associado ao luxo no Brasil, segundo pesquisa feita em 2015, pelo SPC Brasil e pelo Meu Bolso Feliz.

O estudo intitulado “O significado do luxo para os brasileiros: experiências e consumo” identificou quais os produtos mais frequentemente associados ao consumo de luxo e também sinalizou aqueles que são, de fato, os itens mais consumidos.

A pesquisa apontou o que muitos já sabiam: o brasileiro adora carro! E o financiamento veicular faz parte do processo de compra da maioria dos proprietários!

Mas, muitas vezes, esse sonho custa caro e depende de financiamento, o que pode ser difícil de manter em dia. Para abrir suas perspectivas, preparamos estas cinco dicas para manter o financiamento veicular em dia e o seu sonho realizado!

1. Organize a vida financeira

Mulher economizando dinheiro no cofrinho porquinho financiamento veicular

Quando se deseja fazer alguma aquisição ou investimento, é importante organizar toda a vida financeira. Com o financiamento veicular não é diferente. Se você avaliou que vai financiar um carro, readeque outras despesas, eleja prioridades ou busque uma renda complementar que ajude você a manter o compromisso em dia.

Apesar de não ser tão simples se organizar financeiramente, a prática do planejamento e força de vontade pode te ajudar a conquistar uma vida financeira equilibrada e saudável.

2. Dê uma boa entrada no financiamento veicular

Muitas vezes, na ânsia de ter logo o carro, as pessoas acabam fazendo financiamentos muito longos. O ideal é juntar um bom valor de entrada, para que sua parcela seja menor e, consequentemente, o tempo de financiamento reduzido e os juros também.

Para conseguir essa façanha, tente se esforçar para juntar as economias. Reduza o gasto com as pequenas coisas: saídas de fim de semana, compras sem necessidade e outros itens de consumo que possam ser considerados supérfluos.

Você também pode fazer hora extra, vender as férias ou até mesmo alguns bicos para conseguir uma grana a mais para complementar o valor de entrada.

Lembre-se de que você estará economizando para conseguir um bem muito maior no futuro.

3. Não superestime a renda na hora do cadastro

Algumas pessoas informam uma renda muito acima do que realmente ganham na tentativa de conseguirem mais limite de financiamento liberado.

Essa manobra pode ser um tiro no pé, já que corre o risco de comprometer a sua renda e o valor ser mais do que você pode pagar. O melhor caminho é usar a honestidade na hora de solicitar o financiamento.

Comprove a renda que você de fato possui e pense que é uma maneira de controlar seu orçamento e manter o financiamento veicular em dia. Trabalhe com os pés no chão e não tente simular uma situação que você não vive.

4. Opte pelo usado

Mulher comprando um carro financiamento veicular

Se você tiver a opção de escolher entre um carro novo financiado e um usado quitado, opte pela segunda alternativa.

Por mais que ter um carro zero seja um desejo, a ideia de ter um automóvel novo na garagem e um carnê para pagar não é confortável e caso não seja bem planejado, poderá gerar algumas dores de cabeça no futuro.

Agora, se você já tiver um carro, uma alternativa é usar o seu antigo na negociação ou ficar com ele por mais um tempo.

É preciso pensar em como o carro pode tornar a sua vida mais confortável, independentemente se ele é novo ou usado. A facilidade no deslocamento, a comodidade, a segurança e o conforto são fatores que devem ser considerados.

5. Renegocie, se necessário

Para os casos em que os tópicos acima não foram seguidos e a complicação financeira já está comprometendo o financiamento veicular, não se desespere. O melhor caminho é renegociar. Não deixe que a dívida fique insustentável ou tome proporções muito maiores.

Procure a instituição financiadora, apresente a situação e peça condições melhores para que a sua dívida possa ser quitada com vantagens ou, então, refinancie o saldo devedor. As instituições querem receber e geralmente apresentam boas alternativas de renegociação. Quando a situação merecer atenção, não espere o sinal ficar vermelho para tomar uma atitude!

Depois dessas dicas, você acha que é possível manter o financiamento veicular em dia? Aproveite a baixe a nossa planilha de gastos mensais com o carro e facilite o controle financeiro!

controle-gastos-com-carro-planilha

Surf Music, Folk e Rock estão sempre rolando no meu headphone. Curto livros tanto quanto conhecer novas pessoas e aprender com suas particularidades. Meus finais de semana costumam ter bares e reflexões no papel. E se rolar algum programa com natureza ou em alguma cidade histórica, me chama que tô dentro.

Materiais gratuitos para download

Ler também: