Itens obrigatórios no carro: conheça e evite problemas!

8 de Março de 2018

Você sabia que existem diversos itens obrigatórios no carro? Sem eles, são grandes as chances de tomar uma multa ou passar aperto em casos de emergência.

A maioria desses itens está diretamente relacionada à segurança e, por isso, é exigida por lei. Não estamos falando apenas de coisas óbvias, como cinto de segurança, retrovisores ou pneus em boas condições, e sim de uma lista com mais de 25 itens.

Para evitar que você tenha problemas ou sofra prejuízos financeiros, vamos listar a seguir quais são os principais itens obrigatórios que você deve ter no carro. Confira!

1. Faróis, lanternas e luzes de seta

Se você tem o costume de dirigir, já sabe que a comunicação entre motoristas ocorre principalmente por meio das luzes do automóvel.

Setas, lanternas de ré, luzes de freio, todos esses itens têm o objetivo de sinalizar qual é a manobra que pretende fazer, alertando demais motoristas para evitar acidentes. Além disso, os faróis do carro são essenciais para a condução em períodos noturnos ou em locais com baixa visibilidade.

luzes de freio do carro

Não é à toa que todos esses itens são exigidos por lei e precisam de manutenção constante. Dirigir com alguma lâmpada queimada é infração grave, com multa de até R$ 195,23 e cinco pontos na carteira.

2. Estepe

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não sabem que o pneu reserva é um dos itens obrigatórios no carro. E não basta deixar o estepe guardado, você deve ter certeza de que ele está calibrado e em condições de uso.

Se um dos pneus principais do veículo furar, você deve usar o reserva para evitar apertos. É um item utilizado justamente em casos de emergência. Se você for parado em uma blitz sem ele, a infração também é grave.

3. Ferramentas de emergência

De nada adianta o estepe se você não possuir as ferramentas necessárias para trocar o pneu, não é mesmo? Por isso, todos os carros também vêm equipados com chave de roda, macaco e triângulo de sinalização.

Essas ferramentas não devem ser retiradas do veículo, pois são todas exigidas por lei. Se acontecer algum imprevisto, é essencial que todos esses itens estejam em boas condições de uso.

Além disso, nas situações em que o carro estiver parado no meio da pista, o uso do triângulo de sinalização é obrigatório.

4. Buzina

homem com a mão na buzina do carro

Muita gente nem imagina que a buzina também é um item obrigatório. Afinal, em situações críticas, ela serve para chamar a atenção de motoristas e evitar possíveis acidentes.

É claro que todo carro já vem com esse item de fábrica, mas isso não impede que ela pare de funcionar ou fique defeituosa. Se isso acontecer, não deixe de ir em uma oficina, pois dirigir com a buzina estragada também é uma infração grave.

5. Limpador de para-brisa

O limpador de para-brisa é um item essencial para a segurança, pois é ele que impede que a visão fique prejudicada em dias de chuva ou caso o vidro do carro esteja sujo.

Se o limpador estiver danificado ou em más condições, você estará correndo um grande risco, além de cometer uma infração grave.

Vale lembrar que o lavador de para-brisa — item que ejeta água para limpar o vidro — também é obrigatório. Ele deve estar sempre abastecido e em bom funcionamento.

6. Quebra-sol

Para finalizar, vamos mencionar um item que poucas pessoas devem imaginar ser obrigatório no carro: a paleta de proteção contra o sol, que não serve apenas para o conforto na hora de dirigir, mas também para a segurança.

Se você estiver dirigindo na direção contrária ao sol, sua visão pode ficar ofuscada e isso pode acabar causando um acidente. Daí vem a importância desse item. Sua ausência também caracteriza infração grave.

Existem muitos outros itens obrigatórios no carro, mas resolvemos nos concentrar naqueles que podem causar mais surpresa. Não se esqueça de sempre verificar a manutenção dessas peças para garantir a sua própria segurança e evitar multas!

Gostou do post? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todos os conteúdos do blog!

Surf Music, Folk e Rock estão sempre rolando no meu headphone. Curto livros tanto quanto conhecer novas pessoas e aprender com suas particularidades. Meus finais de semana costumam ter bares e reflexões no papel. E se rolar algum programa com natureza ou em alguma cidade histórica, me chama que tô dentro.

Materiais gratuitos para download

Ler também: