4 dicas para proteger o carro do calor

20 de Fevereiro de 2018

O verão está aí, e o sol que agrada a quem é de praia é o mesmo que cria problemas. Se nós precisamos evitar a exposição exagerada, procurar sombras sempre que possível e usar ainda mais protetor na pele, a atenção quando estamos dentro do carro não pode parar — em um dia de sol, as temperaturas dentro dele podem chegar ao dobro das do ambiente!

Muito além de ligar o ar-condicionado, várias ações simples podem trazer muito mais conforto e proteção. Isso sem falar no próprio veículo, que também inspira cuidados para resistir às altas temperaturas da estação.

Quer saber como proteger o carro do calor? Atenção às nossas dicas!

1. Proteja os bancos com mantas ou cobertores

Se não foi possível encontrar uma vaga à sombra, cobrir os bancos pode ajudar bastante na hora de entrar no carro estacionado ao sol. Quando o couro ou qualquer outro tecido revestindo os bancos recebe luz direta do sol, é quase impossível utilizá-los imediatamente.

Com essa solução, basta retirar as mantas ou cobertores ao entrar e sentar sem maiores problemas. Dessa forma, os bancos, especialmente os de couro, ainda duram muito mais!

2. Utilize protetores de sol no painel

Os protetores de sol específicos para veículos são muito comuns e fáceis de achar. São compactos, dobráveis, parecendo folhas de alumínio que se estendem entre o para-brisas e o painel com a função de refletir ao máximo a incidência de raios solares.

Também é possível encontrar protetores específicos para a parte de trás e as laterais do carro, o que ajuda ainda mais. Quanto menos luz entrar, menos calor acumulado lá dentro, menos ressecamento dos plásticos, borrachas e demais materiais sensíveis, além de mais conforto!

3. Aplique películas nos vidros

Com o carro em movimento, os protetores que bloqueiam completamente o sol não podem ser utilizados. Por isso, é altamente recomendável utilizar películas que escurecem os vidros e ainda filtram os raios UV com grande eficiência.

Não deixe de observar os limites mínimos de visibilidade previstos pela legislação: 75% no para-brisas, 70% nos vidros laterais dianteiros e 28% no vidro traseiro e nos laterais traseiros.

4. Mantenha os pneus calibrados

Por essa dica você não esperava, não é mesmo? Pois saiba que os pneus precisam de cuidados redobrados no calor!

Se a borracha desses componentes já é responsável por gerar altas temperaturas por meio do atrito com o asfalto em qualquer época, no verão os números sobem ainda mais. Isso se reflete na pressão interna dos pneus, que vai aumentando proporcionalmente.

Assim, pneus vazios têm mais contato com o asfalto e esquentam mais rapidamente, podendo gerar picos de pressão e até estourar; já pneus calibrados acima do ideal, podem até levar mais tempo para esquentar, mas se já saem com a pressão interna nas alturas, o risco continua existindo pelo aumento da temperatura ambiente.

E então, gostou das nossas dicas sobre como proteger o carro do calor? Agora é só segui-las e curtir o verão sem preocupação! Não perca mais conteúdos importantes como este, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Surf Music, Folk e Rock estão sempre rolando no meu headphone. Curto livros tanto quanto conhecer novas pessoas e aprender com suas particularidades. Meus finais de semana costumam ter bares e reflexões no papel. E se rolar algum programa com natureza ou em alguma cidade histórica, me chama que tô dentro.

Materiais gratuitos para download

Ler também: