Aprenda como fazer o transporte seguro de bicicleta, prancha e jet ski

16 de Fevereiro de 2018

Não há nada melhor do que aproveitar o início do ano para tirar férias e viajar. O início do ano é o período em que a maioria das pessoas aproveita para pegar a estrada e curtir uma praia ou qualquer outro lugar a céu aberto!

Se você está pensando em tirar aquela bicicleta ou prancha da garagem para aproveitar ainda mais a sua viagem, é preciso tomar alguns cuidados para fazer o transporte seguro desses objetos e evitar multas ou imprevistos.

Para ajudar, vamos listar a seguir o que deve ser observado na hora de carregar esses itens no carro. Confira!

Bicicletas

As bicicletas em geral são grandes e desajeitadas e, por isso, não podem ser carregadas de qualquer forma. É preciso utilizar um bagageiro específico, que deve ser encaixado na parte de trás ou no teto do veículo. Use a fita rack para fixar a bicicleta de acordo com as instruções do equipamento e verifique se ela está bem firme, sem perigo de se soltar no meio do caminho.

Caso seja carregada no bagageiro traseiro, é preciso tomar cuidado para não obstruir as luzes de freio (apenas a terceira luz pode ficar encoberta), setas ou a placa do veículo. Caso esta última parte não seja possível, você deverá providenciar uma segunda placa devidamente lacrada pela autoridade de trânsito.

Lembre-se também de que a bicicleta não pode ultrapassar a largura do carro. Por isso, algumas pessoas preferem desencaixar a sua roda dianteira e levá-la no porta-malas.

Se você preferir o bagageiro de teto, é necessário fixar as bicicletas de pé em um trilho específico que deve ser encaixado no rack do veículo. Nessa situação, é preciso ter mais cuidado ainda, pois você deve evitar quaisquer lugares com altura limitada, como túneis, estacionamentos e garagens.

Pranchas

Para fazer o transporte seguro de pranchas na sua viagem de férias, é obrigatória a utilização do rack fixo no teto do veículo. Caso contrário, você corre o risco de tomar multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira.

Aprenda como fazer o transporte seguro de bicicleta, prancha e jet ski

Seja qual for o tipo da prancha, ela deve ser fixada no bagageiro e não pode ultrapassar a largura ou comprimento do carro nem obstruir a visão do motorista. Vale lembrar também que a soma da altura do bagageiro com a carga não pode ultrapassar 50cm a partir do teto do veículo.

Em alguns casos, a prancha acaba ultrapassando a largura do veículo. Se isso acontecer, você deve instalar luzes e refletores nas partes excedentes para deixá-las bem sinalizadas aos outros motoristas.

Jet ski

O jet ski é o item mais difícil de ser transportado nessa lista. É preciso que você tenha um equipamento específico para isso — como um reboque ou uma carreta —, que pode ser instalado na maioria dos veículos comuns. Importante ressaltar que esses equipamentos precisam de placa e documentação próprios, além de seguir as diversas exigências do Detran (para-choques, setas, freios etc.).

Antes de tudo, é preciso verificar se o reboque está em boas condições de uso. Para isso, cheque a calibração dos pneus, os faróis, a manivela e as correias de tensão responsáveis por prender o jet ski. É preciso também verificar se a capacidade do seu carro está de acordo com a do reboque.

Se estiver tudo certo, conecte-o ao veículo seguindo todas as instruções de segurança do equipamento. Não se esqueça de verificar os cabos de luz para garantir que a sinalização esteja funcionando corretamente.

Durante o transporte é preciso ter muito cuidado, pois o peso da carreta influencia na condução do carro. Por isso, evite freadas bruscas, faça curvas abertas e jamais exceda os limites de velocidade.

Para finalizar, não se esqueça de que qualquer irregularidade no transporte dessas cargas — excesso de peso, equipamentos mal fixados, reboque mal engatado, entre outras — caracteriza infração de trânsito e ainda compromete a sua segurança.

Portanto, na hora de viajar, não deixe de seguir as nossas dicas para garantir o transporte seguro dos seus equipamentos e aproveitar ao máximo as suas férias sem nenhuma dor de cabeça!

Quer ficar por dentro de outros conteúdos como este? Então, nos acompanhe no Facebook, TwitterInstagram e YouTube!

Surf Music, Folk e Rock estão sempre rolando no meu headphone. Curto livros tanto quanto conhecer novas pessoas e aprender com suas particularidades. Meus finais de semana costumam ter bares e reflexões no papel. E se rolar algum programa com natureza ou em alguma cidade histórica, me chama que tô dentro.

Materiais gratuitos para download

Ler também: